sábado, 26 de julho de 2008

Títulos ou a díficil arte de começar do jeito certo

Títulos as vezes são aleatórios. Na escola isso acontece aos montes, a professora solicita uma redação, é obrigatório colocar título e os alunos elaboram proezas criativas como "a bola", "minhas férias", "o palhaço triste". Isso continua ao longo da vida, é só ver parte significativa dos títulos de tese de mestrado e doutorado que são mais resumos dos textos do que propriamente títulos. É que as vezes, um título é uma mera formalidade.

Mas há momentos em que um título é fundamental. Textos que viram outra coisa em função dos títulos. Títulos que são conceito, significado. E são esses títulos que geralmente eu almejo (ainda que nem sempre conquiste).

Pois bem, um blog precisa de título. É uma formalidade. Daí surge todo tipo de coisa, todo tipo de combinação aleatória de palavras. Revira-se o arquivo do cérebro em busca de algo que soe minimamente bom. Obviamente, aquelas soluções pseudo criativas também vem a tona: "sem nome", "ainda não sei", "espaço vazio", "meu blog". Mas nada agrada agrada... pode até soar bem, mas não encanta.

Depois da tempestade mental, surge qualquer coisa razoável. Dói colocar qualquer coisa, porque afinal, a expectativa é que o blog dure mais que duas postagens... Mas é preciso colocar alguma coisa, e eis que chego ao brilhante título "Serpentes e Punhais na metrópole vazia". Porque? Oras, porque eu gosto de serpentes, punhais e metrópoles vazia!!!

Era para ser só Serpentes e Punhais... Mas me soou tão inadequadamente gótico, que coloquei o metrópole vazia para amenizar. E esse segundo me incomodou por soar pós-moderno e blasé demais. O que dá se você misturar um gótico com um blasé pós moderno? Um vampiro que mora no subsolo de um prédio chique e marca encontro com suas vítimas pela internet...

Seja como for, o que me incomoda é que o título não combina com os textos que serão publicados... Simplesmente porque parte do que eu queria publicar já está escrito (e daí a urgência em ser publicado). E aí fica aquele movimento irritante de tentar encaixar o conteúdo no título... É quase tão útil quanto tentar passar um abacaxi por uma peneira...

Mas o pior são os novos textos... Porque um título querendo ou não é um significado. E os novos textos, escritos para esse espaço, trarão impressos esses significados. E se eu não concordo completamente com os significados que ele traz será que vou gostar dos próximos textos? A nova busca agora é por serpentes e punhais, e pelas muitas imagens em que isso possa se desdobrar. Não é um cenário ruim, mas não sei se é desejado.

Enfim, esse é post inaugural. Agora vamos a lista de desejos:
1) que dure mais que dois posts;
2) que dure mais que dois meses;
3) que eu atualize pelo menos de 2 em 2 semanas.

Aqui não é um blog pessoal, ainda que os textos tenham muito a revelar sobre mim. Seja como for, é um lugar para postar contos, e quem sabe, poesias. Que assim seja!

Nenhum comentário: